Recentemente foi anunciado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a medida de união entre a entidade com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Iniciativa que por sua vez foi proposta pelo Governo do Brasil na atuação no G20, sob sua presidência no evento, porque visa amplamente atingir a todos ao redor do mundo. (fonte : https://www.paho.org/pt/noticias/7-11-2024-opas-se-une-alianca-global-contra-fome-e-pobreza) e
A OPAS que é uma agencia da saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um braço da Organização para as américas. Essa agência tem sua sede em Washington, Estados Unidos.
A Aliança Global Contra a Fome e Pobreza
A Aliança Global Contra a Fome e Pobreza que foi uma iniciativa apresentada pelo Brasil. Iniciativa essa do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, oficialmente na cúpula do G20.
, “Eliminar a fome e a pobreza é essencial para garantir uma vida saudável para todos”
Dr. Jarbas Barbosa, brasileiro – Diretor da OPAS. Fonte https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/opas-adere-a-alianca-global-contra-a-fome-e-a-pobreza
Essa iniciativa é necessária para os dias atuais, onde temos muitas condições adversas é de extrema importância. Condições adversas dentre outras a mudança do clima, que atinge a população mundial e coloca sob foco, exemplos como a enchente no Rio Grande do Sul e a mais recente na Espanha. Levando dificuldades de recuperação a essas localidades, imagina num cenário mais carente, onde tudo é mais difícil.
Então, a iniciativa junta quem pode fazer acontecer com quem precisa que aconteça, mas, de um lado os países membros.
Porque com sua governabilidade e capacidade de cada um, pode sem duvida mudar a realidade.
Então nesse quadro mudado de fome e miséria dos povos nos tempos atuais e na visão de futuro melhorar o conceito de ajuda e ajudado. Iniciativa que propicia um quadro que vejo com otimismo, tornando assim uma ação global necessária e benéfica.
Mudanças climáticas e Humanização
Ainda sob as condições climáticas, não levam a pobreza extrema, porém leva-nos a ver que podemos ser melhores. A corrente humanitária que se forma é de uma grandiosidade, mesmo sendo muitas vezes uma tragédia avisada, o que aparece de voluntários e pessoas capazes de doar seu tempo, recursos e esforços é enorme.
Eu me sinto convocados nessa luta Contra a Fome e Pobreza extrema, que se mostra através de politicas publicas e iniciativas privadas e do próprio individuo, como unir a entidade regional da OMS que é OPAS e assim foi feito.
É como comprar uma briga, uma disputa, ou seja, tomar o lado certo da história.
Porque, sabendo que essa iniciativa não vai ser somente Recursos financeiros, tipo prato na mesa e sim uma gama de trabalhos desenvolvidos para promover saúde primária, conhecimento técnico entre outras ações.
Com capacidade técnica instalada, programas de hortas comunitárias como exemplo e programas voltados à capacitação o beneficiário se coloca de pé e luta contra a fome e a pobreza com suas próprias forças.
A Aliança Global Contra a Fome e Pobreza já traz no seu título a pretensão de atingir todos os países do mundo.
Otimismo
Um programa dessa magnitude tende a ser exitoso, abrangente e talvez, esse é meu lado otimista falando, esperamos que tenham mais adesões tanto do lado benfeitor quanto de quem vai receber os benefícios.
Nesse novo cenário mudanças comportamentais vão ser notadas a longo prazo talvez, porém, gerações e gerações estarão desfrutando.
Conhecimento é tudo, informações reais e comprometimento tem que fazer parte do engajamento dessa inciativa.
A sociedade tem muito a ensinar, mas também, tem muito mais a aprender com o cotidiano e realidade de cada envolvido.
Seja bem vinda Aliança Global Contra a Fome e Pobreza, seja bem vinda OPAS a esse status de benfeitora. Status de protagonismo talvez nessa luta diária e imparável e cheia de percalços.
Essas dificuldades vão surgir, porém o fruto desse trabalho também vai surgir na mudança de hábitos, técnicas e outras formas.
Vivemos num planeta cheio de novidades e de coisas premeditadas.
Pingback: idadismo Saude_pelo-Mundo - www.tempodeeconomia.com
Pingback: Sustentabilidade -Mundo Sustentável - www.tempodeeconomia.com
Pingback: CRIAÇÃO DA ONU - www.tempodeeconomia.com